Em outro post (ver aqui) eu falei um pouco sobre a famosa experiência do físico Isaac Newton decompondo a luz branca em um arco-íris por meio de um prisma.

Neste post, apresentarei outra famosa experiência de Newton a respeito da luz. O chamado disco de Newton. Consiste de um disco contendo as cores do arco-íris. A medida que giramos esse disco em torno da origem, perdemos a capacidade de perceber as cores e o disco tende ao branco. Obviamente, as cores não estão sendo “recompostas” neste experimento. A impressão da mudança de cor do disco se deve ao fato de que em alta velocidade as cores atingem os detectores de luz na nossa retina praticamente ao mesmo tempo. O que faz o nosso cérebro interpretar que a luz captada é a soma das luzes individuais (por isso as aspas no titulo do post ). Demonstrando mais uma vez que o branco, enquanto luz, é a soma de todas as cores.

Experimente colocar o vídeo na velocidade 2x

Leitura: A história da luz

Uma resposta para ““Dispersão inversa””.

  1. […] Em outra experiência, Newton reafirma sua observação do fato de a luz branca ser formada pela combinação das demais cores. Experiência esta conhecida hoje como o disco de Newton. Sobre o qual eu dediquei um breve post (veja aqui). […]

    Curtir

Deixe um comentário

Tendência