A várias décadas o Brasil é alvo de ameaças comerciais e políticas para que estar sempre aumentando o empenho na preservação do meio ambiente. O candidato a presidência (só deixará de ser um candidato quando assumir de fato o governo) dos Estados Unidos Joe Biden ameaçou fazer pesadas sanções comerciais ao Brasil se nós não cumprirmos a meta de preservação estipulada por entidades estrangeiras. O presidente da França Emmanuel Macron está colocando empecilhos ao tratado comercial entre o Mercosul e a União Europeia alegando que o Brasil não respeita a pauta ambiental. Grupos militantes de ONG promovem boicotes a empresas brasileiras com a justificativa de que isso seria uma maneira de parar os crimes ambientais. Será que nós realmente merecemos todas essa pressão ou existe algum jogo de interesses por trás disto?
Dados de 2019 da OCDE sobre energia renovável mostram que o Brasil é um dos países com a maior matriz energética renovável dentre os países membros da OCDE. Nós temos 45.8% da nossa matriz energética baseada em fontes consideradas renováveis atrás apenas da Noruega e Islândia. Quando comparado com os países membros da União Europeia e com os países membros do G20, o Brasil fica em primeiro lugar. A média dos países membros da OCDE é de apenas 10.8%, abaixo deste valor estão a China tem apenas 9.2%, a França 10.7%, entre outros.
No que diz respeito a emissão de gases relacionados ao efeito estufa, segundo relatório da OCDE, o Brasil esta na penúltima posição entre os mais poluentes. Os dados mostram a quantidade de mil toneladas média por habitante. O Brasil emite cerca de 2 mil toneladas de gases relacionados ao efeito estufa por habitante. A França emite mais que o dobro deste valor (4.3 mil toneladas), a China mais que o triplo (6.7 mil toneladas) e o Canadá chega a emitir 15.5 mil toneladas por habitante.
De acordo com dados da Emprapa, a área total coberta com Vegetação Nativa representa 66.3% do território nacional. Os Estados Unidos, por exemplo, têm menos de 20% de áreas destinadas a proteção e preservação de vegetação nativa. Nenhum outro país do mundo tem uma porcentagem tão grande do seu território em florestas nativas quanto o Brasil. Quando levamos em consideração a área florestal total, o Brasil possui a terceira maior área verde do mundo, atrás apenas da Rússia e Canadá. Estes dados são corroborados pelo relatório do Programa das Nações Unidas Pelo Meio Ambiente (PNUMA). O mesmo relatório também diz que o Brasil tem a maior área de reservas ambientais do planeta.
Estes dados nos permitem dizer que, ao menos no presente momento, o Brasil é sim um dos países mais ecologicamente corretos do mundo. Ao menos na questão ambiental, nenhum povo tem mais moral que o Brasileiro. Por mais estranho que isto pareça, não é um mérito brasileiro, a questão é que os outros não tem uma grama tão verde quanto a nossa.
How dare you?
Recomendação de Leitura: Psicose Ambientalista – Os Bastidores do Ecoterrorismo Para Implantar Uma Religião Ecológica , Igualitária e Anticristã







Deixe um comentário