Alguns conceitos acadêmicos são realmente difíceis de abstrair sem a devida prática experimental. Conceitos envolvendo a radiação corpo negro, interferência eletromagnética, a superposição de estados na mecânica quântica, aplicações práticas de componentes eletrônicos, entre outras coisas, são muito difíceis de se compreender sem o experimento. Nestes casos, o experimento não vem apenas para reforçar a teoria, mas também, vem para somar com os conhecimentos teóricos do livros.

Como nem todo experimento está acessível a todos os estudantes, jogos educativos podem ajudar criando uma simulação de uma experiência real, tal como aconteceria caso o estudante estivesse realizando o estudo na prática.

Assim, criei um pequeno jogo para tentar ensinar um pouco sobre um dos teoremas mais importantes para a estatística, o teorema central do limite (TCL). No vídeo que você encontra abaixo, eu explico mais sobre o TCL e forneço um link para o download gratuito do jogo na descrição ou clicando aqui.

O que você acha da experiência de complementar os estudos com jogos? Que modificações você sugeriria para aprimorar essa experiência? Que outros estilos de jogos e sobre que outros assuntos você acharia interessante ver abordados nesta metodologia? Você concorda que gameficar o ensino pode diminuir a evasão e fortalecer o aprendizado? Deixe seu comentário ficarei feliz em ler.


Recomendação de leitura:

Deixe um comentário

Tendência