Louis de France mais conhecido como Luís IX ou São Luís foi um rei francês do século XIII. Ele é considerado um dos reis mais justos e íntegros da história graças a seu forte amor por Jesus e a igreja. Recebeu de seus pais e de seu avô Philippe II uma rigorosa educação tanto para lhe preparar para a função real como também para ser um bom católico.

Herdou o trono aos 12 anos após a morte de seu pai Luís VIII. Sua mãe Blanche de Castille (mais conhecida por aqui como Branca de Castela) reinou até que ele atingisse a maior idade. Em 1234, Luís IX casou-se com Margarida de Provença e com ela teve onze filhos.

A obediência que São Luís tem aos princípios cristãos são um feito admirável. Sua fé e amor por Jesus Cristo moldaram de forma extraordinária suas ações. Procurou sempre tratar todos com a mesma justiça e imparcialidade.
No dia em que se tornou rei, ordenou que os pobres fossem alimentados em sua casa. Ele pessoalmente ajudou a servir centenas de pessoas todos os dias. Além de levar pão aos que tem fome, São Luís também se preocupava com a salvação espiritual do seu povo. Para tanto, fundou vários hospitais, mosteiros, igrejas, conventos, abadias, casas para o abrigo dos desamparados, santuários e adquiriu relíquias da paixão de Cristo para as quais construí uma capela. Ele era frequentemente visto ajudando pessoalmente a carregar pedras para as construções.
Além disto, promoveu as obras religiosas mendicantes de São Francisco e São Domingos. E frequentemente convidava a sentar-se a sua mesa figuras importantes para o cristianismo como São Boaventura e Santo Tomás de Aquino.
Ele proibiu que qualquer oficial real frequentasse bordeis e tavernas, praticassem qualquer blasfêmia, fizessem empréstimos com juros e participassem de jogos de azar. E, visando tornar a sociedade mais virtuosa ele proibiu a prostituição e alguns tipos de jogos de azar que envolvessem dinheiro. Ampliou a capacidade de conventos que recebiam meninas desistentes da prostituição. Mas, medida se mostrou ineficaz e o rei teve que voltar atrás permitindo a prostituição desde que longe das cidades e de locais de culto.
Luís construiu a principal universidade de Paris, a Sorbonne (universidade esta que seria uma das mais antigas da Europa em atividade continua se não tivesse sido abolida durante o período da revolução francesa). O reinado de São Luís é marcado por grande florescimento dos trabalhos artísticos e arquitetônicos.

No campo do direito, ele trouxe de volta a presunção da inocência que garantia que ninguém seria considerado culpado sem antes ter sido condenado. Proibiu o duelo judiciário, doutrina segundo a qual se invocava um duelo entre as partes envolvidas em um conflito e a vontade divina séria manifestada pelo resultado do duelo (você já deve ter visto algo parecido em game of thrones). Instituiu a súplica (um direito para que se apelasse ao rei por uma alteração em uma condenação). Criou garantias para que as mulheres pudessem ter direito a dotes e heranças. A partir de 1245, estabeleceu a “quarentena do rei” segundo a qual sempre que duas partes entrassem em conflito, era necessário que houvesse uma trégua de pelo menos 40 dias. A ideia era diminuir a autotutela e esfriar os ânimos.
Na política Luís modernizou o sistema monárquico ao combater os excessos do feudalismo em prol do bem comum. Ele firmou a posição do rei como chefe de Estado em detrimento da relação pessoal do rei com seus vassalos que imperava no feudalismo. E foi o principal fomentador das instituições que se tornariam o parlamento e o tribunal de contas.
São Luís visou ter um reinado de paz e para tanto tentou apaziguar todos os conflitos internos e externos principalmente com a Inglaterra. Apesar disto, empreendeu duas cruzadas com objetivo de evangelização, porém foi derrotado em ambas as ocasiões, tendo sido preso na primeira e ter falecido na segunda.

O reinado de Luís IX durou 43 anos durantes os quais a França viveu um significativo crescimento cultural, intelectual e religioso. Foi canonizado em 1297 pelo Papa Bonifácio VIII, motivado pelos milagres ocorridos aos devotos que iam visitar o seu túmulo. Foi em homenagem a ele que as cidades de São Luís do Maranhão (Brasil) e Sant Louis no Missouri (EUA) receberam seus nomes.
Abaixo deixo um artigo onde é possível encontrar uma carta enviada a São Luís à um de seus filhos. Nela podemos ver a preocupação de um pai com a formação das virtudes cristãs ao seu filho.
https://comshalom.org/sao-luis-ix-o-rei-da-coroa-de-espinhos/

Recomendação de leitura:







Deixe um comentário