O texto a seguir é de autoria da psicóloga Débora Rocha.
🏃♂️Você se preocupa em atingir seus objetivos? Busca aprimorar seu desempenho? Estabelece metas frente às atribuições que assume? Tende a revisar e se preparar para as tarefas pelas quais você é responsável? Ótimo! A busca pelo alcance dos padrões estabelecidos por nós mesmos e a dedicação para realizar nossas tarefas com qualidade são aspectos fundamentais para que possamos nos desenvolver e termos reconhecimento nos meios nos quais estamos inseridos.
❗No entanto, além desses aspectos, você constantemente se critica quando não consegue atingir suas expectativas e fica pensando repetidamente sobre isso? Tem preocupações excessivas em cometer erros e, caso os cometa, pensa que será algo terrível? Acredita ser difícil atingir os padrões dos outros ou que as outras pessoas não correspondem às suas expectativas? Nesse caso, essa busca pelo alcance desses padrões pode não ser tão eficaz, levando você a grande carga de estresse e sofrimento. Como você já deve ter percebido: existe uma significativa diferença entre um desejo de superação e o perfeccionismo.
👉 Podemos então definir perfeccionismo como uma tendência em manter padrões elevados, associada a sofrimento subjetivo e prejuízos significativos. Apesar de padrões elevados serem úteis, o perfeccionismo está relacionado a padrões tão altos que, na realidade, acabam interferindo no desempenho.
✔️Essa característica pode estar associada a alguns transtornos como a ansiedade, por exemplo. Se você sente dificuldade em lidar com o perfeccionismo, a terapia pode ajudar você a encontrar recursos para lidar com isso e diminuir a angústia frente a essa dificuldade.
Curta a página da autora clicando no botão abaixo.
Crédito da imagem: Gerd Altmann por Pixabay






Deixe um comentário