
Santo Inácio de Antioquia o responsável pelo termo “católico” (vem do grego e significa “universal” ou “referente a totalidade”) com o qual designamos a igreja a partir de então. Foi condenado a morte e lançado aos leões no Coliseu a mando do imperador romano Trajano. As autoridades romanas pretendiam fazer dele um exemplo, e com isso aterrorizar as pessoas para que não seguissem o cristianismo. Santo Inácio falando sobre sua própria morte disse:
Ser o trigo de Deus, moído pelos dentes das bestas e transformado no pão puro de Cristo.
Santo Inácio de Antioquia

Santo Erasmo de Formia sofreu muitos mártires durante sua vida, entre eles: anos de exilio, tortura e apedrejamento. Apesar disto, nunca renunciou a sua fé, e inclusive, conseguiu escapar da prisão, mas logo após foi recapturado. Seu fim se deu com um corte na barriga por onde seus intestino foi arrancado por meio de um guincho. Santo Erasmo é reconhecido pelos fiéis como o protetor das enfermidades do ventre, dos intestinos e das dores do parto.

Há poucos registro oficiais sobre o que aconteceu com São Crisântemo no momento de sua morte. A lenda conta que foi acusado de ser cristão, preso e torturado. As histórias contam que sua resistência a tortura foi tão grande que converteu o tribuno responsável pela condenação, e também 70 de seus soldados. Tomando conhecimento da conversão do tribuno, o imperador mandou mata-lo juntamente com sua esposa e filhos.
Não se sabe exatamente como São Crisântemo morreu. Alguns versões dizem que ele foi enterrado vivo ao lado de sua esposa Daria. Outra versão menciona que ambos foram decapitados.

São Bartolomeu foi um dos 12 discípulos de Jesus. Ele teria sido esfolado vivo como pena por proferir a fé católica. Afirma-se ainda que ele teria sobrevivido ao esfolamento e que foi decapitado.

São João Batista foi aquele que batizou Jesus. Dentre os feitos realizados por São João esta a suplica feita por ele para que o Rei Herodes não dormisse com a esposa divorciada de seu irmão (sem falar que ele apontou vários do crimes cometidos pelo rei). João foi preso e por influência de Salomé (neta do rei), São João foi degolado e seu cabeça foi entregue a Salomé em uma bandeja de prata.
A história de São José nos mostra como a sexualidade precisa estar devidamente ordenada para não representar um obstáculo à maneira como um governante lidera.

Santo André foi condenado a crucificação. A seu pedido a cruz teria sido posta em formato de x para que não se assemelha-se à de cristo.

São Pedro foi condenado a morte por meio da crucificação. Não achando digno de morrer como Cristo, pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo.

São Sebastião era um soldado romano. Por ser considerado muito clemente para com os prisioneiros cristãos, Sebastião foi considerado um traidor e condenado a morte por flechadas. Dado como morto, seu corpo foi jogado a um rio. Porém, ele sobreviveu e voltou ao encontro do imperador para repreende-lo pelo mal que havia feito. Desta vez, o imperador ordenou que ele fosse espancado até a morte.

São Agápito de Palestrina foi atirado às bestas na arena de Palestrina. Quando elas se recusaram a atacá-lo, Agápito foi decapitado.

Não há relatos confiáveis sobre o que exatamente aconteceu com Santa Águeda. A história conta que ela foi presa por um oficial romano chamado Quinciano o qual por meio da tortura, tentou inúmera vezes, fazer com que Santa Águeda oferecesse sacrifícios ao ídolos romanos. Apesar da tortura, ela não renunciou a sua fé, e por este motivo, Quinciano ordenou que esmagassem e depois arrancassem-lhe os seios. Apesar deste imenso martírio, Águeda teria sobrevivido, porém continuou sendo torturada até ser deixada para morrer de fome. Ela é considerada padroeira dos pacientes com câncer de mama, enfermeiras, vítimas de tortura e estupro, mártires, amas de leite e leigas solteiras

São Mateus foi morto por ordens do rei Hítarco. O rei estava apaixonado pela jovem Ifigênia, filha do rei que Hítarco havia sucedido. O rei prometeu ao apóstolo Mateus que lhe daria metade do reino se convencesse Ifigênia a casar-se com ele. Ifigênia havia se consagrado a Deus, e portanto, feito votos de castidade. São Mateus repreendeu o rei publicamente durante uma missa e por esse motivo foi morto na frente do altar.
Sugestão de leitura:


Crédito da imagem de capa: James Chan por Pixabay






Deixe um comentário