Há um artigo na revista Super Interessante que levanta a questão de santos gordos (leia aqui). No texto, foi abordado o tema com um especialista explicando a razão por trás dessa representação.

“Os santos eram vistos como pessoas que lutaram e trabalharam muito, então seu tipo físico foi associado ao de atletas e soldados”, diz o especialista consultado pela revista.

Apresento-lhes São João XXIII.

Quem foi o Papa João XXIII? | Cléofas
imagem: wikicommons

E, também, São Tomas de Aquino:

O motivo real de não haverem muitos santos gordos é simples: gula é um pecado. No entanto, conforme eu já havia escrito em outra postagem (veja aqui), o pecado normalmente não está atrelado a um ato em particular. Para algo ser considerado pecado, 3 coisas precisam ser analisadas: o fato, a intenção e o resultado. Assim, uma pessoa que come descontroladamente porque é viciada em comida peca, enquanto que não peca uma pessoa que por possuir alguma doença, em virtude desta, têm uma compulsão alimentar incomum.



Recomendação de leitura do livro: As grandes mentiras sobre a igreja católica.

Imagem de capa: Photo by Joshua Miranda from Pexels

Uma resposta a “Existe santo gordo?”

  1. […] falei (veja aqui) sobre um das muitas inverdades divulgadas pela impressa endossada por supostos especialistas sobre […]

    Curtir

Deixe um comentário

Tendência