O apóstolo São Tiago foi o primeiro apostolo a ter o sangue derramado por amor a Cristo. Foi degolado com golpes de espada por ordens do rei Herodes. Este fato está relatado na Bíblia em Atos dos Apóstolos (12, 1-3)
Segundo o livro apócrifo Atos de Filipe, por ter seu nome associado a realização de curas milagrosas e por ter pregado e convertido muitas pessoas incluindo a esposa do proconsul (um governado de uma província romana), Filipe fora condenado a tortura e em seguida foi morto na cruz de cabeça para baixo. Segunda se conta, Filipe teria pregado a palavra de Deus mesmo durante sua execução, o que teria comovido a multidão e esta teria exigido sua libertação, mas o próprio Filipe teria recusado. Outra versão dessa história diz que ele foi apedrejado até a morte.

Santa Úrsula havia feito voto de castidade secretamente e se convertido ao cristianismo. Conforme costume da época seu pai que era um rei arranjou-lhe um casamento com um general aliado. Mesmo contra a própria vontade Santa Úrsula juntamente com 11 outras virgens foram ao encontro do general para o qual ela estava prometida. No entanto, ao chegar na cidade de destino, esta havia sido tomada por Átila o rei dos hunos. Todas as 11 virgens foram imediatamente mortas. Úrsula foi poupada por que sua beleza havia atraído o próprio Átila que lhe pediu em casamento. Após recusar o pedido foi morta por uma flechada no coração e em seguida decapitada.








Deixe um comentário