Quero aqui apenas compartilhando um pensamento. Apesar de ser especialista em inteligência artificial não me considere um profundo conhecedor do tema.

As artes dessa postagem foram feitas por uma IA. No meu primeiro livro eu trabalhei com 6 artistas diferentes. Todos com diferentes habilidades de desenho. Se eu soubesse que existia essa IA na época que estava escrevendo talvez nem teria contratado aqueles artistas. Talvez as artes do meu livro estivesse até mais bonitas que as atuais. Mas, é aí que entra minha preocupação.

Quem vai gastar 100/200 (ou mais) reais numa arte que um artista leva 2 ou 3 dias (ou mais) pra fazer se pode fazer de graça, instantaneamente e melhor na internet?

Não estou temendo a substituição dos empregos. A questão aqui é diferente da história das “lâmpadas elétricas e as velas”. Pois as IA’s por mais “inteligentes” que sejam precisam aprender supervisionadamente (vendo o trabalho dos outros) ou por reforço (recebendo feedback).

Se as IA’s acabarem com os artistas profissionais (ou pelo menos os manuais), quem vai fazer as artes que vão treinar as IA’s? Quem vai criar um estilo de arte nova?

Eu, por exemplo, provavelmente teria sido tentado a economizar o dinheiro que gastei em quase 40 artes do meu livro… Imagino que muitos artista iniciantes terão uma maior dificuldade de encontrar trabalho.

Tudo isso sem falar no desestimulo. Eu, por exemplo, levei anos lendo e estudando muito para escrever meu livro “Física sem equações“. Mas, alguém com pouco conhecimento na área pode usar o chatgpt para escrever um livro igual ou até melhor que o meu em poucas horas.

-“E dai? Você que se vire em usar a IA para escrever melhor.”

Tá, acontece que se todos fizerem isso o primeiro efeito será a normalização do conteúdo. Você já deve ter reparado que algumas IA’s não conseguem fazer algumas artes.

-“Ah, mas é so uma questão de treinar a IA com aquele estilo de arte”.

Pois bem, quem vai escrever o livro que treina a IA? Quem vai fazer a pintura? Quem vai perder anos de estudo para que uma máquina copie a sua obra e distribua gratuitamente a milhões de pessoas? Sinceramente eu não sei. Me ajude a melhora esse texto (sem IA) deixando sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

Tendência