Se você tem mais de trinta anos, talvez lembre de um antigo jogo chamado “Onde está Carmem San Diego?” No jogo você fazia o papel de um detetive procurando pela ladrão. Para persegui-la você deveria usar seus conhecimentos de história e geografia para adivinha para onde a ladra teria ido. Você acabava aprendendo um pouco de geografia e história sem sequer perceber que estava aprendendo.

Jogos educativos são uma ótima maneira de aprender e se divertir ao mesmo tempo. A seguir eu falarei sobre as principais vantagens do uso de jogos no ensino

Eles são ambientes simulados. Imagine que você queria saber na pratica todos aquelas conceitos básicos de estatística que você aprendeu na escola: média, moda, variância, etc. Não seria mais proveitoso aprender aplicando? Claro que sim. Mas, como colher os dados? Imagine que você queria fazer uma coleta de dados entrevistando as pessoas. Imagine o trabalho que isso daria. Sair na rua no sol quente, perder tempo, dinheiro, entre outras dificuldades. Pois bem é ai que entra os jogos. Você pode simular essa ambiente de pesquisa no conforto da sua casa, e assim, ter quase o mesmo aprendizado que uma pesquisa real.

Pensando justamente nisso eu criei o “Startistic” um jogo onde o jogador irá usar seus conceitos de estatística para completar a missão do jogo. Acesse o jogo pelo link: https://www.newgrounds.com/portal/view/851257

Também ajudei a construir o jogo PhysiQuest acessível em https://www.newgrounds.com/portal/view/909530. O jogo foi inspirado em Carmem Sandiego. Porém de uma forma muito mais simples.

Além disso podemos destacar:

  • Eles são divertidos! Quem não gosta de jogar? Jogos educativos são uma maneira de aprender sem parecer que está estudando.
  • Eles são motivadores! Jogos educativos são projetados para serem desafiadores, mas também recompensadores. Isso ajuda a manter as crianças interessadas e motivadas a aprender.

Os jogos educativos podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais. Eles podem aprender a trabalhar em equipe, a lidar com a derrota e a comemorar a vitória.

Deixe um comentário

Tendência