Segundo o instituto Pró-livro o brasileiro lê, em média, apenas 2,5 livros por ano. Em comparação, os canadenses leem em média 17 livros por ano, os americanos leem 12. O Brasil fica a frente de países como a Argentina que lê 1,6 livros por ano e a Venezuela que lê 2.
Essa diferença significativa não é uma novidade. Porém, com o maior acesso à internet essa diferença parece estar se agravando. O Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo na internet. Essa realidade, por um lado, democratizou o acesso à informação, mas por outro, fragmentou a atenção e tornou a leitura de livros uma atividade cada vez mais competitiva por tempo.
A falta de tempo tem sido a desculpa mais comum para não prática regularmente o hábito da leitura. No entanto, segundo pesquisa realizada pelo instituto pró-livro, a falta de tempo não condiz com a realidade como mostra o gráfico abaixo.

O estudo classifica como leitor todas as pessoas que leram um livro completo ou em partes nos últimos 3 meses. Observe que a variabilidade de atividades e o tempo gasto nelas é em geral maior no grupo de leitores do que nos não leitores.
Você já parou para pensar em quantos livros você leu no último ano? Será que estamos lendo tanto quanto gostaríamos? O que nos impede de ler mais?
Aproveite para conhecer mais meus livros:
Graças à graça – Versão física – Versão digital
Física sem equações – Versão física – Versão digital






Deixe um comentário