Se você imaginou que o texto abaixo será uma crítica ao uso das IAs na produções artísticas, você acertou.

Eu considero que tenho autoridade na minha fala, pois eu já publiquei diversos trabalho que envolveram artistas humanos: meus livros, minhas postagens nas redes sociais, meus jogos, minhas thumbnail do youtube, meu site, músicas, etc. Todos esses projetos tiveram custos e levaram semanas ou meses do trabalho árduo de talentosos artistas. Veja abaixo alguns exemplos.

Alguns dos maiores nomes da intelectualidade jogando bola. Desenho da Marina Melo. https://www.instagram.com/msmarmelo/
São Tomás de Aquino por Amanda S. Santos https://www.instagram.com/kono.haruwu.da/
Trecho do meu livro “graças à graça” (link). Desenho da Marina Melo. https://www.instagram.com/msmarmelo/
Arte de divulgação do meu curso de estatística na udemy (link). Arte design da imagem Marcos https://www.instagram.com/marcos.creator/, foto tirada pela Camila https://www.instagram.com/camillalemarques/ e figurino costurado pela Gizandra https://www.instagram.com/gizandrafranca/, dublagem do curso Vanderlan Mendes https://www.instagram.com/vanderlanmendesdublador/

Tive o prazer de trabalhar com esses e muitos outros artista ao longo desses últimos anos. Porém, um ponto que eu quero mencionar aqui é que se eu tivesse tido acesso na época a essas ferramentas de IA, provavelmente eu não teria recorrido a esses profissionais.

A IA trabalha mais rápido e com menor custo. Muitos desses meus projetos foram limitados pelo tempo necessário para desenvolver as artes que levavam semanas ou meses. Sem falar nos custos tão elevados quando a experiência do profissional envolvido.

Até o presente momento, o único lugar que tenho usado IA nos meus projetos está sendo neste blog (porém esse post quem está falando sou eu mesmo kkk) e alguns posts no instagram. Me recuso a usar IA para escrever meus livros ou meus cursos. Não faz sentido. É um monstro que eu vou alimentado e que vai deixar para me devorar por último.

Desejo escrever uma história em quadrinhos em breve. Os elevados custos estão tornando esse projeto mais demorado do que eu imaginava. Porém, com a recente atualização do chatgpt, eu poderei realizar esse sonho a custo praticamente zero. Mas, será se vale a pena?

Muito me assusta o futuro do trabalho dos profissionais da arte. Leva tempo para ganhar habilidade e no começo arranjar clientes é bem difícil. Alguns artistas se dedicam semanas em uma arte que não lhes fornece nem metade de um salário mínimo. A IA vai aumentar a barreira entre o profissional iniciante e o profissional bem remunerado. Pois o iniciante é amador e tem um arte de qualidade inferior à das IAs, logo isso vai aumentar o grau de desistência desses profissionais.

Com a pirâmide estreita, o topo da pirâmide torna-se um mísero ponto. Vão haver cada vez menos bons artistas no mercado. E sem a engenhosidade humana de inventar novos estilos e aprimoramentos, as IAs não ponderam ser treinadas para aprimorarem suas próprias artes. A arte será cada vez mais padronizada e, portanto, morta. Se a arte não acrescenta uma novo olhar, uma nova sensação ou um novo entendimento, ela é morta. Uma cópia barata sem vida.

Por mais que se diga que as IAs são inteligentes, elas não o são de fato. Em um ser que não possui propósito ou essência não há verdadeira inteligência.

A beleza é necessária ao mundo. E todo beleza é única. No fim, nós olhamos para as artes feitas por IA com uma falsa admiração. Nosso interesse é no que podemos fazer com aquela arte e não o que aquela arte faz por nós ou para nós.


Obrigado pela sua atenção. Considere comprar meus livros ou cursos para ajudar esse “artista” que vós fala kkkk.

Deixe um comentário

Tendência