Primeira coisa que você tem que fazer para deixar de ser um procrastinador é deixar de ler essa matéria. Tu tá perdendo tempo lendo isso pra quê?
Agora falando sério, aqui estão algumas dicas:
1° – Use o despertador. É muito comum agente está trabalhando e surge uma distração ou uma lembrança da necessidade de resolve outra coisa. Por exemplo: você está estudando e lembrou que não pagou uma conta. Ai, com medo de esquecer de pagar a conta, você para o estudo para fazer o pagamento. Essas interrupções podem atrapalhar o seu aprendizado. Por isso, marque 20 minutos para ficar 100% focado em uma única atividade. Quando você se acostumar com os 20, tente aumentar para 30 e depois para 40. Mas não exagere. Não tente ficar com o hiperfoco ligado por mais de 1 h ou 2 horas. Lembre-se de fazer uma pausa.
2° – Descanse antes de qualquer atividade que exija muito da sua atenção. Vai fazer um concurso domingo de manhã? Não fique estudando até de madrugada. Não adianta. Pense da seguinte forma: algumas questões você pode responder apenas pelo raciocínio lógico mesmo não sabendo o conteúdo. Pois, em alguns casos, é possível eliminar alternativas absurdas. Estando cansado sua memória e sua atenção não estarão no melhor rendimento e você poderá perder muitas questões que em outro caso teria respondido.
3° – Estude todos os dias e faça revisões periódicas. Uma das maneiras de manter algo constante na mente é revisando aquilo de tempos em tempos. Se, por exemplo, você está estudando toda a física para o enem. Lembre-se sempre de fazer algumas revisões semanais do assunto que foi visto semana passada. Não basta só olhar. Faça questões, resumos, etc.
4° – Estude em locais públicos. O motivo é simples: você vai ter vergonha de ser visto procrastinando durante horas no celular. Imagina a cena: você numa biblioteca, cheio de gente estudando e só você la curtindo foto de mulher de biquíni no instagram. Muito bonito para a tua cara. Essa regra só não funciona quando o ambiente é barulhento (tipo a biblioteca da federal depois do almoço).
5° – Escreva no papel. Como todo bom hipócrita eu poderia justificar esse ponto citando que estudos (que eu não li) apontam que estudar escrevendo é bom. Mas, precisa de estudo pra isso? Qualquer pessoa que já precisou muito tirar uma nota boa para não apanhar em casa sabem disso.
Essas são algumas das técnicas básica para conseguir mais foco nos estudos. Para conhecer mais consulte:
Otimize seu aprendizado: 94 dicas práticas para aprender mais rápido e fixar o conhecimento






Deixe um comentário