Você já se perguntou por que, às vezes, o time que parece mais “fraco” acaba vencendo o cabo de guerra? Se você acha que o segredo está apenas no tamanho do bíceps, a Terceira Lei de Newton tem uma surpresa para você.

A Força na Corda é Igual para os Dois Lados!

Parece contra intuitivo, mas de acordo com a Terceira Lei de Newton (Ação e Reação), a força que você faz na corda é exatamente a mesma força que a corda faz em você. Se o “Time A” puxa a corda com 500N, a corda puxa o “Time A” com os mesmos 500N.

Então, se as forças na corda se equilibram, como alguém ganha?

O Segredo não está (somente) nos Braços, mas nos Pés

Para vencer, você não precisa apenas “puxar a corda”; você precisa empurrar o chão.

Imagine um paladino de 70kg contra um lutador de sumô de 140kg. O halterofilista pode ser muito mais forte, mas no cabo de guerra, o fator determinante é a Força de Atrito.

  • A pessoa com maior massa pressiona o chão com mais força (maior força Normal). Isso resulta em um atrito máximo muito maior.

Se o paladino puxar com uma força superior ao atrito dos seus próprios pés, ele vai escorregar e ser arrastado para frente, mesmo sendo “mais forte”. Se estiver difícil de enxergar, imagine ele puxando uma corda em um ringue de patinação escorregadio.

Dicas de Física para Vencer um Cabo de Guerra:

  1. Use as Pernas: A força deve vir das pernas empurrando o chão para frente, o que gera uma reação para trás.
  2. Incline o Corpo: Mantenha o seu Centro de Massa atrás dos seus pés. Isso vai fazer com que parte do seu peso ajude a puxar a corda. Porém, cuidado, se você inclinar de mais irá diminuir significativamente o atrito com o chão e escorregará.
  3. Trave os Braços: Seus braços servem como “cabos de aço”. Eles precisam ser fortes o suficiente para transmitir a força das pernas para a corda sem deixar você ser esticado.
  4. Extra: Não confie na musculatura das suas mão, se for possível, enrole parte da corda no braço para contar com o atrito da corda com o braço.

Quer dominar Mecânica para o Vestibular?

Entender conceitos como esse faz toda a diferença na hora de resolver questões de leis de Newton e forças de atrito no ENEM e em grandes vestibulares.

Se você quer aprender Física de um jeito prático e direto ao ponto, conheça meu curso: [Mecânica para Vestibulares e Concursos Públicos na Udemy]. Lá, eu te ensino a interpretar esses problemas e garantir a sua aprovação!

Deixe um comentário

Tendência